Ag—Prata

Reflexões Periódicas sobre Fotografia

Cultura Visual e Modernidade | Emília Tavares

"(...) Aurélio da Paz dos Reis inscreve-se no ambiente cultural, social e político da Modernidade. A sociedade do final do século XIX, início do século XX é marcada pela ressonância dos modelos de vivência oitocentistas, (...)" | ver texto completo


Comunicação sobre Vitor Palla | João Palla e Carmo

"(...)Um ano antes de morrer, Victor Palla referiu que os factos que ficam escritos e ninguém os desmente passam a ficar registados na história como factos verdadeiros e até indesmentíveis. Ele falava a propósito de alguns autores/historiadores referirem que ele e o Costa Martins teriam deixado de trabalhar e que se teriam dedicado a tempo inteiro ao projecto do livro de Lisboa. Victor Palla dizia: «O livro, entre tudo aquilo que fiz, é uma coisa que aconteceu num determinado período, mas não deve ser demasiado sobrevalorizado em relação ao resto do meu trabalho. Sempre fui fotógrafo, como sempre fui arquitecto, gráfico, pintor. Sempre que possível, procurei ligar todas essas formas de expressão.(...)" | ver texto completo


Fotografia Portuguesa:
História a Preto e Branco ou a Cores?
| Carlos Valente

"Este projecto AG-Prata / Reflexões Periódicas sobre Fotografia tem o mérito de trazer à discussão um tema muito pouco debatido, principalmente perante um tão alargado número de participantes. Sendo a fotografia ainda hoje, pelo menos entre nós, a mais pobre das disciplinas artísticas, não suscita aos “donos” da “cultura culta” o mesmo apetite para a organização de eventos ou estudos. Por outro lado e resultado dessa falta de debate epistemológico, há ainda muitos equívocos sobre fotografia enquanto pro¬cesso de criação artística. Se hoje é relativamente pacífico separar a litera¬tura de outros meios baseados na escrita isso deve-se à existência duma clarificação de conceitos que se foi concretizando ao longo dos tempos. O mesmo não aconteceu ainda com a fotografia como tão bem fica provado pelos sucessivos prémios BES/Photo.(...)" | ver texto completo



APOIOS: