Programa | Biografias dos Conferencistas | Fotografias | Divulgação
SESSÃO 1
Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Assistente Convidada no departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH.UNL), onde lecciona as disciplinas de Produção e Realização Televisiva e Atelier de Televisão.
Trabalhou como assistente e actriz de João César Monteiro: Que Farei Eu Com Esta Espada (1975), Veredas (1978), O amor das três Romãs (1979), colaborando na produção de Silvestre (1972) e À Flor do Mar (1986).
Da sua filmografia destaca-se: Relação Fiel e Verdadeira (1989), Rosa Negra (1992), O Anjo da Guarda (1999) e Adriana (2004). [ Fechar ]
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra, tendo carreira do ensino secundário como professora de Filosofia. É colaboradora do jornal Público, na área da Fotografia, desde 1990. Publicou em 2000 Fotografia e narcisismo - o auto-retrato contemporâneo (ed. Assírio & Alvim), na sequência da sua tese de Mestrado realizada na Faculdade de Ciências Socais Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH.UNL). Encontra-se a terminar a tese de Doutoramento, sob orientação do Prof. João Mário Grilo na FCSH.UNL. Assistente Convidada do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH.UNL desde 2001, onde lecciona actualmente a cadeira de Cultura Visual (Licenciatura) e Imagens Contemporâneas (Pós-Graduação). [ Fechar ]
Licenciada em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora efectiva do ensino secundário em Filosofia, Comunicação Social e Fotografia (1970-1997). Directora-adjunta e comissária de exposições dos Encontros de Fotografia de Coimbra de 1991 a 1996. Directora do Centro Português de Fotografia/Ministério da Cultura de Junho de 1997 até 2007.
Comissariou inúmeras exposições de fotografia, sendo responsável pela sua divulgação. É autora de textos sobre crítica e história da fotografia tendo editado inúmeros livros e catálogos na área da fotografia. Foi directora da revista Erzats. [ Fechar ]
SESSÃO 2
Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) onde realiza provas de aptidão pedagógicas em 2006, sobre o título Genérico Manifesto/Aurélio. Assistente do departamento de Design da FBAUP. [ Fechar ]
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, possui o DEA (Diploma de Estudos Avançados) do curso de Comunicação Audiovisual e Jornalismo, da Universidade de Santiago de Compostela.
Estudou cinema na Escola de Cinema do Conservatório Nacional de Lisboa e televisão no Centro de Formação da RTP. É assistente convidado do departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, onde lecciona a disciplina de Produção e Realização Audiovisual. [ Fechar ]
Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem realizado estudos sobre a fotografia e propaganda em Portugal no período do Estado Novo, com edição da tese de mestrado A fotografia ideológica: João Martins (1898-1972), pela Editora Mimesis, em 2001. Conservadora para a área da Fotografia e Vídeo no Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa).
Destaca-se da sua actividade como comissária as exposições: 1980-2004 anos de actualização artística nas colecções do Museu do Chiado-MNAC, apresentada no Museu Francisco Tavares Proença Júnior em Castelo Branco, 2004; e a exposição Joshua Benoliel (1873-1932) - Repórter Fotográfico, na bienal LisboaPhoto, na Cordoaria Nacional, Lisboa em 2005. [ Fechar ]
SESSÃO 3
Foi jornalista e crítico de arte no semanário Expresso. É autor desde 2006 do blog: http://alexandrepomar.typepad.com/ [ Fechar ]
Historiadora, coordenou o departamento de Comunicação e Informação do Centro Português de Fotografia e foi directora do jornal Ersatz.
Publica regularmente os seus textos em diversas publicações periódicas e não periódicas, colaborando recentemente com o blog http://artephotographica.blogspot.com .
Autora de vários livros de história da fotografia, especialmente relacionados com o Porto, mas tem também obra publicada na área da fotografia contemporânea, das quais se destaca: Murmúrios do Tempo (1997), Manual do cidadão Aurélio da Paz dos Reis (1998), Este rio, este vale (1998), O Porto e os seus fotógrafos (2001), Fernando Lemos, a fotografia surrealista (2002), entre outros.
[ Fechar ]
Surge na geração de realizadores que desponta para o cinema através do movimento cine-clubista (foi sócio do Cineclube Imagem, animado por José Ernesto de Sousa). Adquire os primeiros conhecimentos técnicos graças ao trabalho em televisão - ingressou na RTP no ano de inauguração, 1957, de cujo canal 2 viria ser fundador e director, na década de 80.
Diploma-se em cinema pela London Film School, que frequentou em 1959/60, como bolseiro do Fundo de Cinema Nacional. Após o regresso a Portugal, assina Belarmino (1964), filme sobre a vida do boxeaur Belarmino Fragoso, considerado uma obra-chave do movimento do Novo Cinema português. Em 1965 faz um estágio em Hollywood, onde permanece três meses. Ao regressar filma Uma Abelha na Chuva (1971), adaptado do romance de Carlos de Oliveira e protagonizado por Laura Soveral, tido junto de O Delfim (2002) como obras maiores do realizador. Com experiência também no campo do ensino, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, realizou ainda Nós Por Cá Todos Bem (1976), Crónica dos Bons Malandros (1983), Matar Saudades (1988), O Fio do Horizonte (1993) e O Delfim (2002), adaptado do livro homónimo de José Cardoso Pires. Lá Fora (2004) e 98 Octanas (2006) são os seus mais recentes filmes.
[ Fechar ]
SESSÃO 4
Fotógrafo e professor de fotografia no Ar.Co, no Instituto Politécnico de Tomar e no Cenjor – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas Profissionais. [ Fechar ]
Licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra. Mestrando no departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto no mestrado de Design da Imagem. Realizador do filme Lisboa Cidade Triste e Alegre em 2006. [ Fechar ]
Mestre em Arte e Multimédia pela Fbaup. Assistente do departamento de Design da Fbaup.
Crítico de Design.[ Fechar ]
Licenciada em História da Arte e frequência no Mestrado em Estudos Curatoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL, em colaboração com a Fundação Gulbenkian). Curadora e crítica de arte.[ Fechar ]
SESSÃO 5
Licenciado em sociologia pelo ISCTE (Lisboa, 1982), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (1990) e agregado em «Teoria da Cultura» (2000) na mesma Universidade. Actualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, colaborando ainda como professor catedrático convidado na Universidade Lusófona. Tem leccionado nas áreas de «Teoria da Cultura», «Cibercultura» , «Arte e Comunicação» e «Teoria Política», sendo o coordenador da área de «Comunicação e cultura» dos cursos de licenciatura e de mestrado do mesmo Departamento. É investigador do «Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens» (CECL), de que é director, no quadro do qual dirige o projecto Tendencies of portuguese network culture (FCT). Membro de redacção de várias revistas especializadas, tendo sido director da Revista de Comunicação e Linguagens (RCL), é ainda vice-presidente da SOPCOM-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação de que foi co-fundador. Comissariou o projecto Ligações_Links_Liaisons para o Porto 2001 – Capital europeia de cultura, em colaboração com Maria Teresa Cruz, projecto de que resultou o livro Crítica das Ligações na Era da Técnica (Tropismos, 2002). Autor de numerosos ensaios nas mais diversas áreas da cultura contemporânea, das suas publicações destacam-se os livros seguintes: Analítica da Actualidade (Lisboa, Vega, 1994), Política e Modernidade (Lisboa, Colibri, 1997), Traços. Ensaios sobre a Cultura Contemporânea (Lisboa, Vega, 1998), Teoria da Cultura (Lisboa, Século XXI, 2002), Síntese (Lisboa, UL, 2005), Espaços (2005), Albuquerque Mendes ou o Ardor da Arte (Lisboa, Caminho, 2006), Queda Sem Fim (Vega, 2006), Corpo e Imagem (Lisboa, Coll. Passagens, Vega, 2008) e Envios. Uma experimentação filosófica nos Blogues (Lisboa, Século XXI, 2008). [ Fechar ]
É licenciado em Planeamento Regional e Local, variante de Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1987-1988). Tem uma pós-graduação no Ramo Educacional pela mesma faculdade de Letras (1989-1990). Em 1997, concluiu o 3º ano do Curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, na área de montagem. Entre 2003 e 2005, foi professor destacado no Teatro Nacional D. Maria II, responsável pelos registos das peças levadas a cena e das conferências, para arquivo no respectivo Centro de Imagens.
Em 2001, foi requisitado no Instituto Português das Artes do Espectáculo como Coordenador do Sector de Imagem, Vídeo e CD ROM, em coordenação com o Gabinete de Informação e Divulgação. No ano anterior, já havia sido requisitado pelo IPAE, mas no Departamento de Descentralização e Difusão, Divisão de Coordenação e Programação, como um dos responsáveis pela coordenação do Programa da Difusão.
Em 2004 realiza instalação video do espectáculo “Vision” da autoria de João Grosso, a partir de “Petroleo” de Pier Paolo Pasolini, integrado no festival W.A.Y., subordinado ao tema do Erotismo. Lux, Janeiro de 2004. Entre 2004/2003 Realiza o documentário Fajã de Santo Cristo. Em 2001 foi vencedor do Prémio de Melhor Vídeo Nacional, do Festival Videolisboa, com o documentário em vídeo, Jorge Molder, Por Aqui Quase Nunca Ninguém Passa.
[ Fechar ]
SESSÃO 6
Licenciada em Ciências da Comunicação (variantes de Cinema e de Comunicação e Cultura) pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, onde frequenta actualmente o Mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, tendo elegido como domínio de pesquisa as relações entre o cinema e a fotografia. Trabalha desde 1998 no Arquivo Fotográfico da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Pintura Habitada é o seu primeiro filme. [ Fechar ]
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Mestre em Comunicação Social pelo Departamento de Comunicação Social da FCSH.UNL com a tese Performance ou a Arte num Lugar Incómodo (1993). Crítica de arte desde 1991, foi assessora da área de exposições de "Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura". Do seu trabalho como curadora destacam-se as exposições: Do Sublime (Museu do Chiado, Lisboa 1994); Depois de Amanhã (Centro Cultural de Belém, Lisboa 1994); Mediações (Palácio Galveias e Museu do Chiado, Lisboa 1997); Entrada Azul — Antologia de Helena Almeida (Casa da América, Madrid 1998). Organizou as representações portuguesas à Bienal de Veneza de 2001, London Art Biennial 2000, Bienal de São Paulo de 1996 e 1998, e a representação portuguesa na Bienal de Veneza 2005. [ Fechar ]